3 de maio de 2014

Fazenda São João: uma ida a Miranda e ao Pantanal

Ultimo dia da viagem a Bonito! Este post não tem fotos (perdi todas) e sim muitos perrengues.

Quando montamos nosso roteiro pra Bonito deixamos programada uma sexta feira livre, prevendo possíveis passeios em Bonito. Acontece que o estilo dos passeios é bastante igual depois de uns 4 dias por lá: flutuações, grutas e mergulhos. Como já havíamos visto de cada um um pouco, resolvemos fazer uma viagem ao Pantanal pra ver todos aqueles bichos e aquela diversidade! Pesquisando, tínhamos em mente uma ida à Fazenda San Francisco, em Miranda, super conceituada e com passeios bem legais (focagens noturna e diurna, passeios de barco, pesca de piranha, etc).

Então, quando chegamos a Bonito, pedimos a dica pro dono da Pousada São Jorge sobre este possível passeio. Ele imediatamente nos indicou a Fazenda São João, dizendo que veríamos muitos animais e que na semana anterior alguns turistas haviam ido e focado a onça pintada. Acontece que o dono da São Jorge tinha parceria com a São João e não recomendou ela pela excelência e sim pela porcentagem que receberia. E aqui vai minha primeira dica: não feche passeios por indicação de qualquer pessoa que possa receber algo com isso. Sei que é meio óbvio mas na hora da empolgação a gente acaba esquecendo um pouco disso. Procure conversar com gente que mora na cidade, outros turistas e busque em blogs e sites confiáveis.

Nossa empolgação pro Pantanal era enorme e nos programamos durante uns três dias para sair tudo como esperado. Na sexta às 5h saímos do hotel com nosso carro rumo a Miranda, onde fica a Estrada Parque, estrada onde ficam todas essas fazendas que beiram o rio Miranda e que oferecem pacotes de passeios a turistas. Sobre a estrada: é estreita e de terra, não é difícil de andar porém recomendo um carro mais potente.

Ao chegar na fazenda encontramos uma estrutura bem antiga e pouca informação sobre por onde entrar, onde era a recepção ou qualquer informação turística. Para chegar à recepção é necessário passar por um grande ponte (não dá pra ir de carro) e aí pudemos observar um pequeno jacaré embaixo de uma árvore, pois embaixo da ponte é puro alagado, típico do Pantanal. Chegamos na recepção e estava tudo vazio, chalés vazios e só os pescadores estavam por lá. Esse é um porém da Fazenda: a estrutura é para pescadores, tem barcos, tem material pra pesca, todas essas coisas. Mas ainda está pecando bastante na parte para o turista. As pontes suspensas sobre o mangue, que seriam ótimas atrações para observar animais, estavam muito velhas e quebradiças.

Pra completar o local tem muito mosquito. Aí você vai dizer "ah Natalia, mas você já sabia disso, já tinha muito em Bonito". Não. Lá tinha um zilhão elevado ao infinito mais mosquitos e eu já tinha tido uma reação alérgica fortíssima na semana, estava tomando anti-histamínicos e gripada. E aqueles mosquitos me picavam por cima da calça... dá pra acreditar?

Uma vez que já estávamos no local, já tínhamos pago o passeio, resolvemos embarcar nessa. Primeiro fizemos o passeio de focagem diurna em um caminhão pela Estrada Parque que foi a maior furada do mundo. Vimos apenas um tucano e uma ema na própria Estrada Parque, a qual poderíamos ter visitado com o nosso próprio carro em vez de pagar uma grana aos caras da fazenda. Já estava um pouco insatisfeita e isso completou minha insatisfação. Depois almoçamos (estava incluso no preço) e fomos pra focagem de animais pelo rio Miranda de barco. Outra decepção. Não vimos absolutamente nada além de um jacarezinho e uma lontra.

Depois de passeios frustrados e um dia bem chato resolvemos que iríamos para Campo Grande naquele mesmo dia, comeríamos em algum lugar e dormiríamos no carro ou pegaríamos uma balada para esperar a hora de pegar nosso vôo de volta. Não aconteceu! Pra completar nosso único dia de cão nessa viagem tão linda, rasgamos um pneu na volta pela Estrada com um prego gigante de uma das pontes da estrada. Com isso, ficamos sem o nosso step e não iríamos até CG sem ele, ainda mais pela noite. Ficamos então em Miranda (gastamos uma diária num hotelzinho por lá, gasto que não estava nada planejado) e partimos para Campo Grande o mais cedo possível no dia seguinte.

✈ Os problemas do dia: faltou experiência pra gente e sinceridade pra galera que nos recomendou a São João. A fazenda não é ruim e deve ter bichos quando está numa época boa, mas o suporte pro turista não é excelente. O dono da pousada, por exemplo, sabia que planejávamos ir à Fazenda San Francisco e mesmo assim nos indicou a São João. Conversando com conhecidos que foram à San Francisco no mesmo dia, soubemos que lá eles têm jacarés 'domesticados' que ficam na fazenda e dá até pra passar a mão neles. Esse é um atrativo um pouco menos natural mas garantido ou, pelo menos, melhor do que o que vimos na São João.

✈ Os gastos: Gastamos em torno de 350 reais por pessoa nesse passeio e não valeu a pena. Claro que devemos considerar que a época não era boa pra focagem de animais mas acredito que se tivéssemos recebido instruções melhores do pessoal de Bonito, poderíamos ter ficado por lá e gastado esse dinheiro de uma maneira melhor. Azar de principiante!

Com isso termino as histórias de uma maravilhosa ida a Bonito e posso dar início a outros projetos aqui no blog!
Em breve teremos alguns posts sobre restaurantes e bons lugares para comer e beber nos locais onde já visitei e a divulgação do meu novo destino deste ano!

21 de fevereiro de 2014

Trilha da Boca da Onça

Eu sei, eu sei... mil anos que não deixo diquinhas novas aqui. Mas eu tenho bons motivos e um deles é que tenho uma novidade muito boa pro blog e que tomou muito do meu tempo nesses meses de janeiro e dezembro. Vou contar sobre ela quando acabar de postar os últimos dois dias de Bonito!

Hoje eu vou contar um pouco do nosso dia nessa trilha de dia todo chamada Boca da Onça.

✈ Trilha da Boca da Onça
Loc: 55km do centro
Preço: R$150,00 (c/ almoço e s/ transporte)
Atrativo principal: a trilha e a cachoeira da Boca da Onça
Mosquitos: Quantidade razoavel na trilha e muitos na parada, abuse do repelente!

Pra este passeio precisamos acordar super cedinho e partir pela estrada de onde viemos de Campo Grande pra Bonito. É o passeio mais longe do centro que fizemos. Chegando no local é impressionante ver o receptivo... o local é enorme, muito arborizado, com piscinas e tanques de peixe. Muito bem cuidado e o atendimento é ótimo. Ao chegarmos, foi servido um café da manhã para aguardarmos o grupo todo e depois assistimos um vídeo explicativo da trilha.

Típico de acontecer nas estradas de Bonito! :)

A trilha funciona da seguinte forma: do ponto de partida vamos descendo e conhecendo algumas cachoeiras e pontos de banho até chegar em uma parada. Um pequeno descanso e seguimos até a cachoeira da Boca da Onça que é o ponto principal, ainda conhecendo outros pontos de banho. A partir daí decide-se por 2 caminhos: ou seguir e subir a escadaria de 900 degraus ou voltar para a parada e subir de caminhão. Claro que decidimos subir a escada, mas não foi fácil. Mas vamos por partes...

Receptivo da Boca da Onça

16 de outubro de 2013

Lagoa Misteriosa e flutuação no rio Olho D'Agua e rio da Prata

Maaaais um belo dia em Bonito, Brasil! E se prepara que esse post é looooooooongo e com muiiiita foto...

Hoje vou contar um pouco sobre a minha flutuação na Lagoa Misteriosa (e o mergulho) e sobre a flutuação no rio Olho d'Água e Rio da Prata. O post tá cheio de detalhes e fotos que não te deixar morrendo de vontade de comprar uma passagem agora pra lá!

Antes de começar a falar do dia 24 de abril, não sei se mencionei isso nos posts anteriores mas para ir a Bonito existem épocas do ano melhores para curtir 100% todos os passeios que a cidade oferece. Em abril (mês em que a viagem aconteceu) temos um clima bom fora da alta temporada, um mês que eu, particularmente, achei ótimo para ir. No entanto, o passeio do Buraco das Araras, por exemplo, não é recomendado nesta época e sim em setembro quando as araras estão acasalando e aparecem com bastante frequência, dando um show! Vale lembrar que tudo isso depende! Nosso planeta está passando por diversas mudanças e não é possível mais prever com certeza como estará o clima...

Com relação aos passeios de flutuação vale lembrar também que o frio é relativo porque a roupa de neoprene dá uma colaborada legal nesse ponto. Os passeios de flutuação em geral não são muito influenciados pelo clima pois a água dos rios se mantém entre 21 e 24ºC. Já os passeios de cachoeira têm suas águas mais frias normalmente e ficam entre 15 e 18ºC nas épocas mais frias. No próximo post, onde falo sobre o roteiro da trilha da Boca da Onça, vocês verão que a cachoeira é bem mais fria que qualquer flutuação que fizemos!

A dica geral é: de dezembro a março é a melhor época porque a maior quantidade de chuvas aumenta o fluxo dos rios e deixa a vegetação mais verdinha e mais bonita, tem mais animais dando sopa pra gente tirar foto e as cachoeiras ficam lindas! De maio a agosto não se recomenda porque as queimadas acontecem com mais frequencia e a beleza do lugar não está no seu ápice!
Lembre-se também que os preços de hoteis variam também com a temporada! ;)

Voltando ao roteiro, rs!

Logo cedinho na quarta feira dia 24 pegamos o carro e partimos para a cidade de Jardim, vizinha a Bonito, para começar o nosso passeio. As duas flutuações deste post ficam "no mesmo lugar" e o receptivo é o mesmo também!

✈ Lagoa Misteriosa
Preço: R$125,00 a flutuação/ R$278,00
Atrativo principal: uma lagoa muito misteriosa e linda
Mosquitos: pouco, mas usar repelente é lei em Bonito, né?

Ao chegarmos no receptivo aguardamos a chamada do guia e aqui ele deu duas opções pra você: se estiver de carro pode seguir a estradinha de terra até o receptivo menor da lagoa ou ir de caminhão com eles. Nós fomos de carro pra poder levar nossas coisas e largar o necessário no carro.

Ao chegar lá a gente vê um banner explicativo da Lagoa e dá um friozinho na barriga conhecer a história: a lagoa tem 232m de profundidade conhecidos... isso mesmo, tem muito mais lá pra baixo, sabe-se lá até onde!

Clique para ampliar a foto e ver o mapa

Um trechinho de caminhada (600m) e já é possível ver do alto a lagoa no meio da floresta. Sinceramente, eu não consigo explicar direito a sensação de estar numa maravilha da natureza como esta. Do mirante tiramos algumas fotos, deslumbrados com o azul único da lagoa e depois descemos uma escadaria para chegar ao deck de apoio para começar o passeio.

A lagoa vista do mirante
A escadaria para a lagoa

Quem começou este passeio fui eu. Explico: como havia tido um probleminha no ouvido pouco antes de viajar não pude fazer nenhum tipo de mergulho, por causa da pressão. Então eu paguei a flutuação apenas. Mas pra vocês, leitores, terão as duas versões! ;)

A flutuação dura entre 45~50 minutos que são mais que suficientes pra curtir a lagoa que, na verdade, não tem muita vida aquática. São pequenos peixinhos que brilham com os raios de sol e cobrinhas cegas branquinhas que ficam perto dos troncos. O legal mesmo é o mistério e a profundidade! Mas calma: tem snorkel e colete salva vidas... sem neoprene porque essa é a água mais quentinha, tem 25~26ºC e não precisa de proteção. Você tem esse tempo pra ficar nadando e curtindo a lagoa, pode tirar o colete pra nadar mais a vontade e tirar quantas fotos quiser.

Esta é a lagoa. Dá pra ver que não é muito grande em raio mas é maravilhosa
e muito mistica!

Esta foto é da minha equipe entrando na lagoa.

PS: Esse foi o dia para o qual aluguei a camera com a Bonito Way porque a Dartbag não suporta pressões a mais de 2m de profundidade.

O mergulho pra quem não tem curso vai até 8m de profundidade. De acordo com os cursos que você já tenha realizado, pode ir mais fundo. Mas o máximo permitido no passeio é 25m (avançado) ou 18m (intermediário). O instrutor deu todas as dicas necessárias pro pessoal poder mergulhar com cilindro, principalmente os iniciantes.

A sensação do mergulho é indescritível porque estamos nadando sobre um abismo!

O instrutor tirou essa foto debaixo para cima!

Depois do mergulho retornamos pela trilha que viemos e voltamos de carro para o receptivo, onde estava servido o almoço!
O almoço estava incluso no preço da flutuação do Rio da Prata e estava delicioso. Boas variedades e doces deliciosos de sobremesa acompanhados de um redário após a comilança pra esperar a hora de ir para a flutuação.

Um break antes do próximo passeio! ;)

✈ Rio Olho d'Água e Rio da Prata
Loc.: 50,2 km do centro
Preço: R$150,00 (com almoço)
Atrativo principal: flutuar!
Mosquitos: pouco, mas usar repelente é lei em Bonito, né?

Depois de uma cochiladinha no redário o guia nos chamou para vestir roupas de neoprene e seguir para a flutuação. Em um ponto de apoio recebemos nossos snorkels e, num área rasa e delimitada por pedras em círculo fomos instruídos a testar os snorkels e a flutuação. Não se deve sair da área delimitada antes da permissão do instrutor que, antes de descer o rio, nos leva a circular por ali pra testar a flutuação da galera.
Área das nascente, mais rasa, pra testar a flutuação da galera!

A flutuação começa e o guia vai na frente. Nada muito diferente do que já vimos no Rio Sucuri e no Aquario Natural. A diferença é que tem mais peixe que o Rio Sucuri e menos mato que o Aquario. Essa é a flutuação mais longa (~ 2km) e, no meio dela, tem uma paradinha porque chega em uma região de correnteza muito forte. Então saimos do rio e vamos andando até o próximo ponto onde podemos voltar a nadar. Essa parte eu não gostei porque a correnteza era bem forte ainda e é uma área com muitas pedras pontiagudas e me machuquei toda. O instrutor pede que não dobremos os joelhos nem nada, mas é impossível porque comecei a engolir água da correnteza e comecei a me mexer e me cortei haha. Não foi nada demais e acho que eu que me assustei um pouco demais nessa hora, mas dá pra ir tranquilo!

Logo à frente a gente dá uma parada num pierzinho pra ver um olho d'agua nascente do rio no fundo. Dá tranquilo pra nadar e tirar as fotos, dá uma olhadinha:

Depois dessa parte a flutuação segue como qualquer outra até que chegamos aonde o rio Olho d'Agua desemboca no rio da Prata! Nessa parte a água fica bem mais turva e mais fria, beeem mais fria. Dá um belo choque hahaha. É necessário nadar mais um pouquinho no da Prata mas, se quiser, é possível terminar a flutuação de barco. Eu fui de barco porque não são muito fã de água fria e tava com uma gripe desandada nesse dia.
A água mais turva do Rio da Prata!

Descendo do rio a gente anda até o caminhão e volta pro receptivo, onde é possível permanecer até as 17h. Nós comemos um pouco mais de doce de leite e depois voltamos para Bonito, não sem antes tirar essa linda foto do pôr do sol na estrada, que já foi Foto da Semana aqui no blog.

Esse, com certeza, foi o dia mais cansativo que tivemos porque passamos todo o dia na água e a flutuação do Rio da Prata é a mais cansativa de todas. Então não marquem de ir a lugar nenhum a noite porque garanto que não vão conseguir! Hahahaha. Cheguei na pousada e caí morta na cama porque no dia seguinte sairiamos muuuito cedo pro passeio da Boca da Onça, que vem no próximo post! =)

Beijocas

30 de setembro de 2013

Fazenda do Rio do Peixe

Olá queridos!

Finalmente mais um dia do nosso roteiro de Bonito em abril 2013! No dia 23 de abril nós visitamos a Fazenda do Rio do Peixe, que é um passeio delicioso e que dura o dia todo!

✈ Fazenda do Ria do Peixe
Loc.: 50,2 km do centro
Preço: R$150,00 (com almoço)
Atrativo principal: flutuar!
Mosquitos: pouco, mas usar repelente é lei em Bonito, né?

Ao chegar à fazenda você já contagiado por um clima muito bom, muito 'natureza'. A casa é grande, tem uma grande área de convivência e lazer, cachorrinhos, araras, macacos, tudo que Bonito tem de melhor.

Até que se forme o seu grupo (eles mantém um controle com o nome de todos e você deve assinar uma lista) você pode curtir estas áreas. Com o grupo completo, todos conhecem o dono da Fazenda, o seu Moacir, um senhor muito simpático e muito hospitaleiro, e seguem para a trilha na qual consiste o passeio da fazenda do Rio do Peixe.

Redário

A trilha é longa mas não é nem um pouco cansativa ou difícil de fazer. Nosso guia foi o David (se possível vão com ele, ele é sensacional) e ele nos levou observando os vários pontos de banho até chegar ao último deles, que seria então a nossa primeira parada. O primeiro ponto pra banho é o mais legal da trilha: o Buraco do Arco Iris. Este 'buraco' é uma cachoeira que recebe o sol e forma um arco iris dentro dela!

O buraco do arco-íris
De cima do buraco se vê essa belezura!

Neste ponto você pode pular lá dentro do buraco e sair nadando por um pequeno túnel de pedras. Vale comentar que neste ponto é preciso muito cuidado para passar pois há pedras ásperas e pontiagudas que podem machucar! Em todas as cachoeiras deste passeio eu recomendo o uso de chinelos nos pés porque mesmo quando não há pedras, há pedregulhos no fundo d'água que são bem doloridos de pisar!

O túnel de saída do buraco

Depois de pularmos (você pode ver os pulos em vídeo em nosso canal no Youtube) nadamos um pouco no rio ao lado do buraco e passamos por uma ponte para ir ao próximo ponto de banho que é onde o rio Olaria desagua no rio do Peixe. Neste ponto você pode subir e descer as cachoeiras, tomar banho e curtir o lugar. Se quiser pode também descer por dentro a cachoeira e partir para o próximo ponto de banho que é num local que reúne muitos peixes. Caso não queira se aventurar a descer, é só sair do ponto onde está e seguir a pé por pontes suspensas até o próximo ponto.

Uma bela massagem na cachoeira
É possível descer por esta cachoeira até o próximo ponto de banho que fica lá no
fundo onde estão aquelas pessoas

Depois de nadar com os peixes vêm mais duas cachoeiras. Uma delas é mais simples e o grupo não quis entrar. Na seguinte, entramos! É necessário nadar por uma região mais funda até chegar a pedras que ficam aos lados da cachoeira que tem uma pequena caverna para conhecer.

Os próximos dois pontos são para quem curte uma brincadeira: no primeiro há um trampolim de madeira que permite cair dentro do rio e a última parada traz a deliciosa tirolesa! Na tirolesa ficamos por volta de 1h subindo e  descendo diversas vezes para aproveitar esta última etapa da trilha.

Trampolim no penúltimo ponto de banho

Mas isto não significa que o passeio acabou. Ao retorna à fazenda fomos recebidos com um maravilhoso almoço! Este foi um dos mais gostosos e com maior variedade que tivemos em Bonito... e anote esta dica:
não deixe de comer o doce de leite de 12h de fogo! Você deve encontrar este doce em várias lojinhas em Bonito mas não comi nenhum saboroso como o da fazenda do seu Moacir!
Última cachoeira que visitamos (entre com chinelos!)

Depois do almoço é possível curtir as instalações e brincar com os animais. O seu Moacir faz dois agrados aos turistas presentes: primeiro ele traz a arara azul que tira fotos no seu braço, ombro e ainda come sementinha direto da sua boca!

Fiquei apaixonada!

E, depois, ele faz um 'showzinho' com os macacos da fazenda que vêm comer bananas da sua mão! É diversão na certa com os macaquinhos.

A fazenda oferece cafezinho e você pode deitar nas redes ou curtir mesmo o ambiente. Para comer por lá é necessário comprar em fichas e trocar por produtos!

Fomos muito bem recebidos por todos e foi um dos dias mais divertidos da semana em Bonito. Apesar de não ter flutuações (que são o carro chefe da cidade) é um passeio muito ecológico, traz contato direto com os animais mais diversos e ainda mostra as belas formações da natureza que são as cachoeiras de lá! Não deixe de conhecer esta fazenda!

Como fiquei algumas semanas sem conseguir postar roteiros pra vocês amanhã tem recompensa: Lagoa Misteriosa e Rio da Prata, mais um dia no roteiro de Bonito 2013!

Beijocas!

9 de setembro de 2013

Foto da Semana # 7 e novidade no blog!

Olá!

Mais uma Foto da Semana e dessa vez busquei uma foto lá do fundo do baú antiga do roteiro da Europa 2009!

Esta semana estava dando uma atualizada aqui no blog e principalmente nas dicas que dei nos roteiros de 2009 (tem dicas novas lá, é só clicar aqui para ver os roteiros da Inglaterra, Escócia ou França) e vi esta foto lá da Escócia, no castelo de Edimburgh. Quando eu cliquei essa foto, me lembro de ter ficado pelo menos uns 5 minutos observando e pensando no quanto eu tinha adorado o conjunto da foto. Ela não tem nada de mais e nem é uma maravilha da fotografia, mas eu adorei na hora, achava que era a melhor foto que eu já tinha tirado, haha! Então, por isso, resolvi que ela seria a foto dessa semana!

Esta torre pertence ao pequeno museu de cera do castelo! E aí, o que acharam?

Pra quem ainda não tá sabendo estamos com um canal no Youtube! É o Viagens, Dicas e Blablabla também nesta rede social, onde coloquei alguns dos vídeos das varias viagens que fiz. O objetivo é tornar mais didática a maneira de contar nossos roteiros a vocês! Logo menos farei alguns vídeos contando um pouco das experiências que tive no exterior e muito mais!

Então INSCREVAM-SE no nosso canal (na sidebar no icone do Youtube) e divirta-se!

Beijocas (esta semana posto mais dois dias do roteiro de Bonito!)

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...